(11)

(11)

Oftalmologista

Gostou? compartilhe!

No mundo animal, a utilização dos cinco sentidos (olfato, paladar, tato, visão e audição) é essencial para garantir a sobrevivência, seja em ambiente selvagem ou em ambientes domésticos. Por esse motivo, visitar um veterinário regularmente é muito importante para prevenir, diagnosticar e tratar precocemente qualquer tipo de problema.

O avanço da medicina veterinária nos últimos anos possibilitou que animais das mais variadas espécies tenham acesso a diferentes especialidades médicas, como é o caso de um oftalmologista. O profissional, especializado nos cuidados com a saúde dos olhos, é responsável por garantir a qualidade da visão especialmente de cães e gatos, além de espécies exóticas e selvagens.

Quando levar os pets ao oftalmologista?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que algumas raças de cães e gatos apresentam predisposição genética para problemas oculares. Nesses casos, é fundamental que os animais sejam acompanhados por um profissional especializado nos cuidados com os olhos. Dessa forma, será possível garantir a qualidade de vida e o bem-estar dos pets.

Entre os sinais e sintomas que podem alertar os tutores sobre a necessidade de levar os animais em uma consulta com o oftalmologista, é possível destacar como os principais: olhos cerrados ou semicerrados, coceira, excesso de lágrimas ou secreções, olhos avermelhados ou azulados, manchas nos olhos, entre outros.

Os problemas oculares que afetam os cães, gatos e espécies não convencionais assim como acontece em humanos, são ocasionados por lesões externas ou doenças metabólicas preexistentes. O diagnóstico é realizado por meio de análise clínica utilizando acessórios específicos e exames complementares, como o Teste de Schirmer, o oftalmoscópio e a fluoresceína.

A escolha de um profissional qualificado e de confiança nem sempre é fácil para os tutores. Assim, existem algumas dicas que podem ser seguidas nesse momento: pesquisar a reputação do profissional, consultar a opinião de outros clientes e visitar pessoalmente a clínica ou consultório onde o médico atua podem garantir a segurança dos pets.

CEVAW - Atendimento especializado para pets

A CEVAW é uma clínica especializada em atendimento veterinário, que possui uma excelente infraestrutura e profissionais qualificados para garantir a manutenção e a recuperação da saúde e da qualidade de vida de cães e gatos.

Composta por profissionais das mais variadas especialidades (oftalmologia, endocrinologia, cirurgia, dermatologia, cardiologia, entre outros), A CEVAW está preparada para manter os animais saudáveis e felizes de forma segura e eficiente.